sábado, 19 de outubro de 2013

O ensino de Arte na Educação Formal e não formal.

FAMOSP - Faculdade Mozarteum de São Paulo
Curso: Licenciatura em Artes Visuais
Disciplina: Metodologia do Ensino das Artes Visuais
Professor responsável: Vacelon Soares de Alencar
Aluna: Sandra Mara Machado Anacleto
endereço blog: sandrammanacleto.blogspot.com.br

2ª aula
O ensino de Arte na Educação Formal e não – formal . As linguagens artísticas e as metodologias de ensino – aprendizagem do  arte educador.
Pesquisar a diferença entre a Arte na Educação Formal e Não formal.

A educação informal é uma forma de aprendizagem que realizamos, tanto na função de aprendizagem, que realizamos tanto na função de aprendizes ou ensinantes, ocorre durante toda a vida e acaba por ser um processo continuo e permanente.
Essas experiências educacionais poderosas porem não intencionais, resulta em uma aprendizagem que acontece por meio de conversa, exemplos de pessoas mais velhas por meio de explanação, disciplina e instrução tudo dentro do contexto das próprias vivencias quer seja individual  ou social no seu cotidiano.
Sendo assim a Educação informal ocorre sem um planejamento específico e muita das vezes sem darmos conta dela, faz parte de um conhecimento moral, comportamental, gestual, vindo dos meios familiares, amizade, trabalho, e meios midiáticos, espaços públicos e socialização.Portanto a Arte na educação não formal pode ocorrer por meio de passeios, vistas, excursões de escola, museus, esse tipo de educação extrapola os muros da escola e interage no processo de ensino.
Temos, portanto por outro lado a Educação formal que consiste em um tipo de educação organizada promovidas pelas escolas, que tem uma sequencia prévia e trabalha com a função de organizar espaços de aprendizagem que contribui para a formação de cidadãos.
A Educação formal deve contribuir para a aprendizagem do aluno com ema responsabilidade de proporcionar aos estudantes uma cidadania crítica e participante, e o ensino da Arte formal tem como dar suporte para os educadores terem acesso aos conhecimentos culturais básicos e necessários para uma pratica social transformadora, que possibilite uma saber.
Sendo assim a função da Arte na Educação formal assume a responsabilidade e compromisso de ampliar o conhecimento dos domínios estéticos e artísticos, por meio de uma Educação formal de qualidade.A importância da interlocução entre ambas, através de um breve histórico sobre o ensino da arte e passa a abordar a educação formal e a educação não formal contextualizando a abordagem nas mudanças operadas em sala de aula em estreito contato com a arte contemporânea. São enfatizadas as mudanças que aproximam a arte e a cultura, sem esquecer-se da importância das definições políticas com os Parâmetros Curriculares Nacionais em que se aproximam também instituições educacionais de instituições culturais e gera mudanças positivas na formação e na formação continuada do professor de arte levando-o a se aproximar da arte e do pensamento contemporâneo.
Valorizar a produção do aluno é compreender a dimensão epistemológica da Arte: o conhecimento em arte não se dá apenas na escola, pois os repertórios imagéticos que os alunos carregam são objetos a serem conhecidos. No ambiente escolar, o conhecimento em arte não deve priorizar, apenas as imagens consagradas universalmente. Os lugares de origem dos alunos  
e suas famílias — trazem imagens que são ricas em informação cultural que favorecem discursos e reflexões acerca da diversidade, da pluralidade cultural e da importância social da imagem. Fotografias, filmes, convites, desenhos, mapas e outros atestam a importância que os vários modos de se registrar determinados momentos imbricam questões sociais, culturais e antropológicas. As relações que o aluno pode estabelecer entre sua produção e o que está na galeria, nos museus, nos catálogos ou em outros dispositivos é um exercício rico que pode promover conhecimentos consistentes e, principalmente, a valorização do ensino-aprendizagem
que, consequentemente exige do professor reflexões acerca de sua própria formação.
Diferentes formas de ensino são classificadas na literatura como: educação formal, educação não-formal e educação informal.A educação formal pode ser resumida como aquela que está presente no ensino escolar institucionalizado, cronologicamente gradual e hierarquicamente estruturado, e a informal como aquela na qual qualquer pessoa adquire e acumula conhecimentos, através de experiência diária em casa, no trabalho e no lazer.
A educação não-formal, porém, define-se como qualquer tentativa educacional organizada e sistemática que, normalmente, se realiza fora dos quadros do sistema formal de ensino.
A educação formal tem objetivos claros e específicos e é representada principalmente pelas escolas e universidades. Ela depende de uma diretriz educacional centralizada como o currículo, com estruturas hierárquicas e burocráticas, determinadas em nível nacional, com órgãos fiscalizadores dos ministérios da educação.
A educação não-formal é mais difusa, menos hierárquica e menos burocrática. Os programas de educação não-formal não precisam necessariamente seguir um sistema sequencial e hierárquico de “progressão”. Podem ter duração variável, e podem, ou não, conceder certificados de aprendizagem.

A importância da interlocução entre ambas, através de um breve histórico sobre o ensino da arte e passa a abordar a educação formal e a educação não formal contextualizando a abordagem nas mudanças operadas em sala de aula em estreito contato com a arte contemporânea. São enfatizadas as mudanças que aproximam a arte e a cultura, sem esquecer-se da importância das definições políticas com os Parâmetros Curriculares Nacionais em que se aproximam também instituições educacionais de instituições culturais e gera mudanças positivas na formação e na formação continuada do professor de arte levando-o a se aproximar da arte e do pensamento contemporâneo.

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