FAMOSP
- Faculdade Mozarteum de São Paulo
Curso:
Licenciatura em Artes Visuais
Disciplina: Metodologia do Ensino das Artes Visuais
Professor responsável: Vacelon Soares de Alencar
Aluna:
Sandra Mara Machado Anacleto
endereço
blog: sandrammanacleto.blogspot.com.br
2ª aula
O ensino de Arte na Educação
Formal e não – formal . As linguagens artísticas e as metodologias de ensino –
aprendizagem do arte educador.
Pesquisar a diferença entre
a Arte na Educação Formal e Não formal.
A
educação informal é uma forma de aprendizagem que realizamos, tanto na função
de aprendizagem, que realizamos tanto na função de aprendizes ou ensinantes,
ocorre durante toda a vida e acaba por ser um processo continuo e
permanente.
Essas
experiências educacionais poderosas porem não intencionais, resulta em uma
aprendizagem que acontece por meio de conversa, exemplos de pessoas mais
velhas por meio de explanação, disciplina e instrução tudo dentro do
contexto das próprias vivencias quer seja individual ou social no
seu cotidiano.
Sendo
assim a Educação informal ocorre sem um planejamento específico e muita das
vezes sem darmos conta dela, faz parte de um conhecimento moral, comportamental,
gestual, vindo dos meios familiares, amizade, trabalho, e meios
midiáticos, espaços públicos e socialização.Portanto
a Arte na educação não formal pode ocorrer por meio de passeios,
vistas, excursões de escola, museus, esse tipo de educação extrapola os muros
da escola e interage no processo de ensino.
Temos,
portanto por outro lado a Educação formal que consiste em um tipo de
educação organizada promovidas pelas escolas, que tem uma sequencia prévia e
trabalha com a função de organizar espaços de aprendizagem que contribui para a
formação de cidadãos.
A
Educação formal deve contribuir para a aprendizagem do aluno com ema
responsabilidade de proporcionar aos estudantes uma cidadania
crítica e participante, e o ensino da Arte formal tem como dar suporte
para os educadores terem acesso aos conhecimentos culturais básicos e
necessários para uma pratica social transformadora, que possibilite uma saber.
Sendo
assim a função da Arte na Educação formal assume a responsabilidade e
compromisso de ampliar o conhecimento dos domínios estéticos e artísticos, por
meio de uma Educação formal de qualidade.A
importância da interlocução entre ambas, através de um breve histórico sobre o
ensino da arte e passa a abordar a educação formal e a educação não formal contextualizando
a abordagem nas mudanças operadas em sala de aula em estreito contato com a
arte contemporânea. São enfatizadas as mudanças que aproximam a arte e a
cultura, sem esquecer-se da importância das definições políticas com os
Parâmetros Curriculares Nacionais em que se aproximam também instituições
educacionais de instituições culturais e gera mudanças positivas na formação e
na formação continuada do professor de arte levando-o a se aproximar da arte e
do pensamento contemporâneo.
Valorizar
a produção do aluno é compreender a dimensão epistemológica da Arte: o
conhecimento em arte não se dá apenas na escola, pois os repertórios imagéticos
que os alunos carregam são objetos a serem conhecidos. No ambiente escolar, o
conhecimento em arte não deve priorizar, apenas as imagens consagradas
universalmente. Os lugares de origem dos alunos
e
suas famílias — trazem imagens que são ricas em informação cultural que
favorecem discursos e reflexões acerca da diversidade, da pluralidade cultural
e da importância social da imagem. Fotografias, filmes, convites, desenhos,
mapas e outros atestam a importância que os vários modos de se registrar
determinados momentos imbricam questões sociais, culturais e antropológicas. As
relações que o aluno pode estabelecer entre sua produção e o que está na
galeria, nos museus, nos catálogos ou em outros dispositivos é um exercício
rico que pode promover conhecimentos consistentes e, principalmente, a
valorização do ensino-aprendizagem
que,
consequentemente exige do professor reflexões acerca de sua própria formação.
Diferentes
formas de ensino são classificadas na literatura como: educação formal,
educação não-formal e educação informal.A educação formal pode ser
resumida como aquela que está presente no ensino escolar institucionalizado,
cronologicamente gradual e hierarquicamente estruturado, e a informal como
aquela na qual qualquer pessoa adquire e acumula conhecimentos, através de
experiência diária em casa, no trabalho e no lazer.
A
educação não-formal, porém, define-se como qualquer tentativa educacional
organizada e sistemática que, normalmente, se realiza fora dos quadros do
sistema formal de ensino.
A educação formal tem objetivos claros e específicos e é representada principalmente pelas escolas e universidades. Ela depende de uma diretriz educacional centralizada como o currículo, com estruturas hierárquicas e burocráticas, determinadas em nível nacional, com órgãos fiscalizadores dos ministérios da educação.
A educação formal tem objetivos claros e específicos e é representada principalmente pelas escolas e universidades. Ela depende de uma diretriz educacional centralizada como o currículo, com estruturas hierárquicas e burocráticas, determinadas em nível nacional, com órgãos fiscalizadores dos ministérios da educação.
A
educação não-formal é mais difusa, menos hierárquica e menos burocrática.
Os programas de educação não-formal não precisam necessariamente
seguir um sistema sequencial e hierárquico de “progressão”. Podem ter duração
variável, e podem, ou não, conceder certificados de aprendizagem.
A importância da interlocução entre ambas,
através de um breve histórico sobre o ensino da arte e passa a abordar a
educação formal e a educação não formal contextualizando a abordagem nas
mudanças operadas em sala de aula em estreito contato com a arte contemporânea.
São enfatizadas as mudanças que aproximam a arte e a cultura, sem esquecer-se
da importância das definições políticas com os Parâmetros Curriculares
Nacionais em que se aproximam também instituições educacionais de instituições
culturais e gera mudanças positivas na formação e na formação continuada do
professor de arte levando-o a se aproximar da arte e do pensamento
contemporâneo.
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