sábado, 19 de outubro de 2013

Analisar as produções audiovisuais com a temática do Corpo - Vídeo – Fórum: A Cela

FAMOSP - Faculdade Mozarteum de São Paulo
Curso: Licenciatura em Artes Visuais
Disciplina: LINGUAGEM DO CORPO
Professor responsável: Vacelon Soares de Alencar
Aluna: Sandra Mara Machado Anacleto
E-mail: leomar.leo@terra.com.br


10ª aula
Analisar as produções audiovisuais com a temática do Corpo
Vídeo – Fórum: A Cela
Assistir ao filme (performance, suspensão e exploração visual)


A história mostra Carl Stargher (Vincent D´Onofrio), um homem perturbado que seqüestra, tortura e mata mulheres com características em comum. Minucioso, ele constrói uma cela de vidro inquebrável que é lentamente inundada, afogando suas prisioneiras de forma desesperadora. Tudo é fotografado e filmado pelo assassino que, depois de matar, executa bizarros rituais com os corpos de suas vítimas.
           O agente do FBI - e sempre tem um agente do FBI - Peter Novak (Vince Vaugh), finalmente descobre o esconderijo do maníaco. Mas, inexplicavelmente, Stargher está em coma, incapaz de informar a localização do cativeiro onde mais uma garota aguarda desesperada pelo seu terrível destino. A única chance de salvar a moça é convencer a Dra. Catherine Deane (Jennifer Lopez), a cooperar. Psiquiatra de talento, Deane está desenvolvendo uma nova técnica baseada na realidade virtual, através da qual ela pode penetrar na mente de seus pacientes, para resolver melhor seus problemas. Porém, mergulhar nos pensamentos de um psicopata não vai ser tarefa das mais fáceis para a doutora.  A Cela é, antes de mais nada, um imenso delírio. Um mergulho de cores, formas e sensações que tenta reproduzir as mais terríveis loucuras que poderiam estar escondidas dentro de uma mente psicopata. Neste sentido, o filme é ao mesmo tempo deslumbrante e perturbador (algumas cenas podem sensibilizar estômagos mais delicados). Não por acaso, alguns especialistas de Hollywood já apontam A Cela como presença praticamente assegurada na próxima festa do Oscar, concorrendo principalmente nas categorias de Direção de Arte e Figurinos (estes assinados por Eiko Ishioka, a mesma de Drácula de Bram Stoker).
             A Cela é um thriller envolvente, cujo visual passeia de paisagens oníricas a cenários perturbadores, mostrados através de cortes bruscos, ângulos e movimentos de câmeras completamente inusitados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário