sábado, 19 de outubro de 2013

Analisar as produções audiovisuais com a temática do Corpo - Vídeo – Fórum: Cirque du Soleil

FAMOSP - Faculdade Mozarteum de São Paulo
Curso: Licenciatura em Artes Visuais
Disciplina: LINGUAGEM DO CORPO
Professor responsável: Vacelon Soares de Alencar
Aluna: Sandra Mara Machado Anacleto
E-mail: leomar.leo@terra.com.br


11ª aula
Analisar as produções audiovisuais com a temática do Corpo
Vídeo – Fórum: Cirque du Soleil
Assistir ao filme (teatro, dança, música e artes visuais)

O Cirque du Soleil é uma das forças mais poderosas do entretenimento atualmente, reconhecido mundialmente por sua excelência artística e técnica, trabalhando sempre com os melhores acrobatas e coreógrafos e realizando proezas que impressionam não só pela dificuldade física, mas pela beleza sua estética, aplicadas sempre em produções sofisticadas.Por mais que diversos espetáculos das trupes da companhia tenham alcançado versões para o mercado de home-vídeo, era apenas uma questão de tempo até que essa potência cultural oriunda do Canadá se aventurasse pela sétima arte, especialmente com o advento da tecnologia 3D. E isso aconteceu por meio deste “Cirque Du Soleil – Outros Mundos”.
O mais famoso circo acrobático do mundo traz Worlds Away, um espetáculo inédito concebido especialmente para um filme em 3D. A trama apresenta Mia (Erica Linz), uma jovem garota que decide visitar o circo. Chegando no local, ela observa um jovem (Igor Zaripov) arrumar a tenda do picadeiro, e os dois se apaixonam à primeira vista. Ela logo descobre que este homem é um famoso equilibrista e trapezista, e decide assistir a uma de suas apresentações. No entanto, quando o artista percebe a presença de Mia no público, ele erra sua manobra e cai em um mundo mágico, levando Mia consigo. Entre diversos perigos e seres mágicos, eles tentam se encontrar.
Um jovem casal que foi separado tem de viajar pelos fascinantes mundos de sonho do Cirque du Soleil para se reencontrar, enquanto os espectadores vivem a experiência absorvente da tecnologia 3D que lhes permitirá saltar, voar, nadar e dançar com os artistas.
Única em seu meio, essa experiência imersiva faz um nó de amor em torno de alguns dos melhores elementos dos espetáculos ao vivo do Cirque du Soleil em Las Vegas -- "O," KÀ, Mystère, Viva ELVIS, CRISS ANGEL Believe, Zumanity e The Beatles LOVE
O grande interesse por trás dos espetáculos circenses reside em uma contradição: por um lado, o aspecto mágico e colorido sugere leveza, ilusão, facilidade. Por outro lado, o público sabe que os acrobatas estão realmente fazendo manobras dificílimas, ou que de fato existe um leão na jaula, ou ainda que as contorcionistas, enquanto sorriem, estão manejando seus corpos em posições que a maioria das pessoas não consegue reproduzir. O encanto nasce, portanto, da oposição entre uma realidade complexa e uma ilusão de simplicidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário