FAMOSP
- Faculdade Mozarteum de São Paulo
Curso:
Licenciatura em Artes Visuais
Disciplina: LINGUAGEM DO CORPO
Professor responsável: Vacelon Soares de Alencar
Aluna:
Sandra Mara Machado Anacleto
E-mail: leomar.leo@terra.com.br
3ª aula
Ver e trabalhar a performance
na Arte.
A performance nas Artes
Visuais.
Forma
de arte que
combina elementos do teatro, das artes visuais e da música. Nesse sentido, a
performance liga-se ao happening (os
dois termos aparecem em diversas ocasiões como sinônimos), sendo que neste o
espectador participa da cena proposta pelo artista, enquanto na performance, de
modo geral, não há participação do público. A performance deve ser
compreendida a partir dos desenvolvimentos da arte pop, dominimalismo e da arte conceitual,
que tomam a cena artística nas décadas de 1960 e 1970. A arte contemporânea,
põe em cheque os enquadramentos sociais e artísticos domodernismo, abrindo-se a experiências
culturais díspares. Nesse contexto, instalações,
happenings e performances são amplamente realizados, sinalizando um certo
espírito das novas orientações da arte: as tentativas de dirigir a criação
artística às coisas do mundo, à natureza e à realidade urbana. Cada vez mais as obras articulam diferentes
modalidades de arte - dança, música, pintura, teatro, escultura, literatura
etc. - desafiando as classificações habituais e colocando em questão a própria
definição de arte. As relações entre arte e vida cotidiana, assim como o
rompimento das barreiras entre arte e não-arte constituem preocupações centrais
para a performance (e para parte considerável das vertentes contemporâneas, por
exemplo arte ambiente, arte pública,
arte processual, arte conceitual, land art, etc.), o que permite flagrar sua
filiação às experiências realizadas pelos surrealistas e
sobretudo pelos dadaístas.
Utilizando elementos da musica, teatro e das artes
visuais, a performance não trata-se apenas da utilização
do corpo em uma obra, ou quando um artista se apresenta ao vivo, performance
nas artes visuais vai muito além disso, e está diretamente ligada ao
desenvolvimento do Pop art.
Com o surgimento das artes
contemporâneas, os padrões artísticos do modernismo são analisados criando novas experiências culturais como a performance,
utilizando a realidade do mundo e temas sobre a natureza. Um movimento de
performance, além da participação do artista pode contar com a participação do
espectador, vários artistas como Vito
Acconci utilizavam as ruas na
apresentação de suas obras, criando uma relação mais próxima com o público.
Nos movimentos
vanguardistas europeus como, surrealismo e dadaísmo, podemos encontrar algumas
ações de performance, e no decorrer dos anos foram surgindo vários nomes que
caracterizavam este movimento, como: fluxus, demonstration, body art,
happening, entre outros. No entanto, somente após a segunda guerra mundial os movimentos de performance se
tornaram mais frequentes, conhecidos pelo chamado performance art.
Como um grande artista de
performance temos, Jackson
Pollock, que teve em 1951 fotos e filmes criados a respeito de seu trabalho, na
foto abaixo podemos observar Pollock fazendo uma pintura no chão de seu
ateliê, transformando a pintura em um evento de performance.
Com o objetivo de interagir com o público, e criar uma nova
definição de arte, o movimento de performance, foi de grande importância para
as artes visuais, não se tratando apenas da utilização do corpo como uma forma
de arte, mas indo muito além disso, criando uma relação entre artista e
público.
A
dependência do corpo para a arte performática é inegável, tanto a presença do
corpo do performer quanto à dos corpos dos espectadores.
Na década de 1960 a performance art ou performance artística surge
como uma modalidade de manifestação artística interdisciplinar que - assim como o happening - pode combinar teatro,música, poesia ou vídeo,
com ou sem público. É característica da segunda metade do século XX,
mas suas origens estão ligadas aos movimentos de vanguarda,
o (dadaísmo, futurismo,Bauhaus,
etc.) no início do século XX.
Difere do happening por ser mais cuidadosamente elaborada
e não envolver necessariamente a participação dos espectadores. Em geral, segue
um "roteiro" previamente definido, podendo ser reproduzida em outros
momentos ou locais. É realizada para uma platéia quase sempre restrita ou mesmo
ausente e, assim, depende de registros - através de fotografias,
vídeos e/ou memoriais descritivos - para se tornar conhecida do público.
Uma definição possível de performance
nas artes visuais contemplando uma série infindável de trabalhos, ampliando o
seu conceito, assim, muitos trabalhos performativos foram apresentados na forma de vídeo,
instalações, desenhos, filmes, textos, fotografias, esculturas e pinturas.
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