FAMOSP
- Faculdade Mozarteum de São Paulo
Curso:
Licenciatura em Artes Visuais
Disciplina: Metodologia do Ensino das Artes Visuais
Professor responsável: Vacelon Soares de Alencar
Aluna:
Sandra Mara Machado Anacleto
E-mail: leomar.leo@terra.com.br
endereço
blog: sandrammanacleto.blogspot.com.br
7ª aula
Como trabalhar os temas
transversais nas aulas de Artes. O Ensino rizomático e a Proposta Curricular do
Estado de SP: Arte.
Pesquisar e citar
possibilidades de aula com os temas transversais partindo da Proposta de ensino
rizomático.
O ensino Rizomático,
abrange linhas gerais que propicia alcançar o universo da Arte, linhas que
propicia conexões por meio de lineamentos onde possibilitam trabalhar com
princípio da heterogeneidade, com a multiplicidade entrada e saída e a
construção em redes, estudada pelo filosofo Francês Gilles Delluze que estudou
e conceituou essa informação proposta em redes.
O Rizoma
é um mapa construído que parte oportunizando o uso temático que adjetivam
a educação em valores abordando problemáticas conflitantes nas
resoluções de problemas sociais e cotidianos, baseados na democracia fazendo
uma associação entre os conhecimentos científicos e os populares dando um novo
sentido a escola.
Portanto
o tema do dia a dia e saberes populares é o ponto de
partida e abordagem dos temas transversais que criam uma ligação entre os
diferentes conhecimentos onde rege uma orquestra de informações, experiências,
saberes, impressões, estas ligações estabelecem e tecem rede de conhecimentos,
onde as reflexões decorre do ponto que decorre que é a vida em sociedade, onde
ocorre um diálogo com outros saberes, capazes de explicar alguns comportamentos
humanos.
Sendo
assim estes comportamentos ao mesmo tempo conduz a formação de uma nova
mentalidade sempre com o intuito da conquista de novos saberes para
um viver em harmonia com o próximo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário