sábado, 19 de outubro de 2013

Como trabalhar os temas transversais nas aulas de Artes. O Ensino rizomático e a Proposta Curricular do Estado de SP: Arte.

FAMOSP - Faculdade Mozarteum de São Paulo
Curso: Licenciatura em Artes Visuais
Disciplina: Metodologia do Ensino das Artes Visuais
Professor responsável: Vacelon Soares de Alencar
Aluna: Sandra Mara Machado Anacleto
E-mail: leomar.leo@terra.com.br
                endereço blog: sandrammanacleto.blogspot.com.br


7ª aula
Como trabalhar os temas transversais nas aulas de Artes. O Ensino rizomático e a Proposta Curricular do Estado de SP: Arte.
Pesquisar e citar possibilidades de aula com os temas transversais partindo da Proposta de ensino rizomático.

O ensino Rizomático, abrange linhas gerais que propicia alcançar o universo da Arte, linhas que propicia conexões por meio de lineamentos onde possibilitam trabalhar com princípio da heterogeneidade, com a multiplicidade entrada e saída e a construção em redes, estudada pelo filosofo Francês Gilles Delluze que estudou e conceituou essa informação proposta em redes.
O Rizoma é um mapa construído que parte oportunizando o uso temático que adjetivam a educação em valores abordando problemáticas conflitantes nas resoluções de problemas sociais e cotidianos, baseados na democracia fazendo uma associação entre os conhecimentos científicos e os populares dando um novo sentido a escola.
Portanto o tema do dia a dia e saberes populares é o ponto de partida e abordagem dos temas transversais que criam uma ligação entre os diferentes conhecimentos onde rege uma orquestra de informações, experiências, saberes, impressões, estas ligações estabelecem e tecem rede de conhecimentos, onde as reflexões decorre do ponto que decorre que é a vida em sociedade, onde ocorre um diálogo com outros saberes, capazes de explicar alguns comportamentos humanos.
Sendo assim estes comportamentos ao mesmo tempo conduz a formação de uma nova mentalidade sempre com o intuito da conquista de novos saberes para um viver em harmonia com o próximo.



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