FAMOSP
- Faculdade Mozarteum de São Paulo
Curso:
Licenciatura em Artes Visuais
Disciplina: Metodologia do Ensino das Artes Visuais
Professor responsável: Vacelon Soares de Alencar
Aluna:
Sandra Mara Machado Anacleto
E-mail: leomar.leo@terra.com.br
endereço
blog: sandrammanacleto.blogspot.com.br
9ª aula
A Pluralidade no Ensino das
Artes: Dança e Música, Teatro e Artes Visuais.
Desenvolver uma proposta de
aula com as quatro expressões artísticas.
Quando se
fala de Arte e suas dimensões estéticas e seus específico conhecimentos refere-
se a Música, Dança, Artes Visuais e Teatro. Portanto ao levar em
conta o trabalho das linguagens, podemos observar a pluralidade existente
e as várias formas de exploração existente diante da potencialidade que existe
relacionada a Artes.
Sendo
assim é possível proporcionar por exemplo através da Música,
um ensino relacionado ao uso das modalidades de organização musical,
melodias, linhas rítmicas, timbricas, sons e ruídos, entre outros que pode
fazer uso do som e do silencio, altura, duração, timbres e intensidades.
Nas Artes
Visuais a também uma diversidade de exploração com materiais diversos e
técnicas tradicionais desenho, pintura, escultura e gravura, além daqueles desenvolvidos
a partir das novas tecnologias onde são trabalhados novidades
tecnológicas, linhas pontos, texturas, cores, formas, plano fazendo uso de
cores tanto primarias como secundárias.
A Dança
abrange o corpo em sua totalidade mente e físico, explorando as capacidades e
possibilidades de movimento de forma múltipla de se expressar por meio do
movimento e da dança, além da coreografia.
O Teatro
envolve as estruturas de movimento, voz e gestos, incluindo o espaço cênico,
além de outros quesitos como texto, partitura cênica e gênero, atuação direção,
iluminação, caracterização, figurino maquiagem sonoplastia entre outros que
fazem parte deste universo que forma a magia do teatro.
Podemos
então observar que as quatro linguagens Dança, Artes Visuais, Música, Teatro
são analisados de forma a perceber o conjunto de maneiras e valores que
os seres humanos interagem com o mundo e com a cultura e vida. Porém
quando fazemos uma proposta de aula na qual contém a pluralidade de ensino,
fazemos uma interlocução entre as linguagens, pois todas são importantes e elas
são ligadas umas com as outras ao processo de ensino.
As
linguagens artísticas – artes visuais, dança, música e teatro – têm seus campos
específicos, com objetivos e conteúdos distintos, que precisam ser considerados
ao elaborar os planos, projetos e planejamentos. Mas elas também devem ser
correlacionadas, ao mesmo tempo em que se estabelece a interdisciplinaridade
com as outras áreas do conhecimento.
Em
sua construção, o projeto educativo da escola traz em seu âmbito propostas de
trabalhos integrados com toda a equipe escolar – cada uma das áreas participa
com sua essência, sem se descaracterizar ou ser instrumento para o ensino da
outra. É nessa perspectiva que a Arte se insere no projeto coletivo e o
integra.
A
presente proposta traz as linguagens artísticas: artes visuais, dança, música e
teatro, não se tratando de polivalência, mas sim de trabalho específico com
cada uma delas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário