sábado, 19 de outubro de 2013

A Pluralidade no Ensino das Artes: Dança e Música, Teatro e Artes Visuais.

FAMOSP - Faculdade Mozarteum de São Paulo
Curso: Licenciatura em Artes Visuais
Disciplina: Metodologia do Ensino das Artes Visuais
Professor responsável: Vacelon Soares de Alencar
Aluna: Sandra Mara Machado Anacleto
E-mail: leomar.leo@terra.com.br
                endereço blog: sandrammanacleto.blogspot.com.br

9ª aula
A Pluralidade no Ensino das Artes: Dança e Música, Teatro e Artes Visuais.
Desenvolver uma proposta de aula com as quatro expressões artísticas.

Quando se fala de Arte e suas dimensões estéticas e seus específico conhecimentos refere- se a Música, Dança, Artes Visuais e Teatro. Portanto ao levar em conta o trabalho das linguagens, podemos observar a pluralidade existente e as várias formas de exploração existente diante da potencialidade que existe relacionada a Artes.
Sendo assim é possível proporcionar por exemplo através da Música, um ensino relacionado ao uso das modalidades de organização musical, melodias, linhas rítmicas, timbricas, sons e ruídos, entre outros que pode fazer uso do som e do silencio, altura, duração, timbres e intensidades.
Nas Artes Visuais a também uma diversidade de exploração com materiais diversos e técnicas tradicionais desenho, pintura, escultura e gravura, além daqueles desenvolvidos a partir das novas tecnologias onde são trabalhados novidades tecnológicas, linhas pontos, texturas, cores, formas, plano fazendo uso de cores tanto primarias como secundárias.
A Dança abrange o corpo em sua totalidade mente e físico, explorando as capacidades e possibilidades de movimento de forma múltipla de se expressar por meio do movimento e da dança, além da coreografia.
O Teatro envolve as estruturas de movimento, voz e gestos, incluindo o espaço cênico, além de outros quesitos como texto, partitura cênica e gênero, atuação direção, iluminação, caracterização, figurino maquiagem sonoplastia entre outros que fazem parte deste universo que forma a magia do teatro.
Podemos então observar que as quatro linguagens Dança, Artes Visuais, Música, Teatro são analisados de forma a perceber o conjunto de maneiras e valores que os seres humanos interagem com o mundo e com a cultura e vida. Porém quando fazemos uma proposta de aula na qual contém a pluralidade de ensino, fazemos uma interlocução entre as linguagens, pois todas são importantes e elas são ligadas umas com as outras ao processo de ensino.
As linguagens artísticas – artes visuais, dança, música e teatro – têm seus campos específicos, com objetivos e conteúdos distintos, que precisam ser considerados ao elaborar os planos, projetos e planejamentos. Mas elas também devem ser correlacionadas, ao mesmo tempo em que se estabelece a interdisciplinaridade com as outras áreas do conhecimento.
Em sua construção, o projeto educativo da escola traz em seu âmbito propostas de trabalhos integrados com toda a equipe escolar – cada uma das áreas participa com sua essência, sem se descaracterizar ou ser instrumento para o ensino da outra. É nessa perspectiva que a Arte se insere no projeto coletivo e o integra.
A presente proposta traz as linguagens artísticas: artes visuais, dança, música e teatro, não se tratando de polivalência, mas sim de trabalho específico com cada uma delas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário