sábado, 19 de outubro de 2013

A expressão do corpo: uso da fotografia para registro do movimento (corpo como arte)

FAMOSP - Faculdade Mozarteum de São Paulo
Curso: Licenciatura em Artes Visuais
Disciplina: LINGUAGEM DO CORPO
Professor responsável: Vacelon Soares de Alencar
Aluna: Sandra Mara Machado Anacleto
E-mail: leomar.leo@terra.com.br



13ª aula
Desenvolver trabalho de registro da dança.
A expressão do corpo: uso da fotografia para registro do movimento
Buscar fotos que registrem o movimento do corpo humano (corpo como arte)

Quando o corpo em cena se espetaculariza, basta atinar os relevos que abraçam as  linhas  e  contornam  dorsos,  pernas,  braços,  lábios.  Há  uma  mensagem  que  fica impregnada  de  subjetividade  com  a  força  imanente  do  corpo  que  dita  o  mundo, sobretudo hoje. Muito mais que criar a possibilidade de emanar erótica e desejo, o corpo 
torna­se a chave enigmática que suspende direcionamentos conceituais na fotografia.  Da  poética  à  estética,  a  impressão  visual  do  corpo  é  resgatada  pelo  registro fotográfico.          Diante  do  ato  fotográfico,  a  imagem  corpórea  equaciona  a  vivacidade humana e potencializa um resultado peculiar e satisfatório.
As  novas  tecnologias  impulsionam  as  transformações  socioculturais,  que reconduzem  um  debate  crítico  e reflexivo sobre  o  lugar  do  corpo  e  da fotografia  no contemporâneo.  Essas  tecnologias  superlativizam  o  entorno  fotográfico. Assim, considero que arte, comunicação e design registram atualmente muitas transformações em razão dessa cultura digital, que também afeta o modo de pensar o corpo hoje. 

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Craig Tracy  utiliza também o corpo de pessoas como se fossem um canal para sua pintura. E o estilo dela é outro, sendo mais envolvente ainda. Corpos e cenários se misturam numa coisa só, como num trabalho de camuflagem,

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Gesine Marwedel, da Alemanha, tem 25 anos de idade. Com sua paixão por arte e pintura, juntou sua experiência de vida quando chegou a passar uma temporada na índia, onde ficou encantada com a técnica de pintura corporal usando Henna. Assim, começou a criar alguns trabalhos pensando nisso. E são de tirar o fôlego



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O trabalho de Gesine Marwedel, artista plástica alemã que conta com um trabalho bem legal que usa a pele de modelos para criar ilusões de ótica. Agora,  mostra também o job de Cecília Paredes, peruana, que fotografa mulheres e seus corpos numa interação fantástica de pintura. As sessões da fotógrafa chegam a durar sete horas, por conta das pinturas, todas feitas de forma minuciosa.

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            Corpo de bailarinos. Contorcionismo. Beleza.e tudo isso e teremos boa parte da fotografia de Klaus Kampert. O alemão abusa da nossa imaginação criando diversas imagens – bem legais – de personagens em posições um tanto quanto questionáveis. Por vezes parece que estamos vendo uma escultura.


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