FAMOSP
- Faculdade Mozarteum de São Paulo
Curso:
Licenciatura em Artes Visuais
Disciplina: LINGUAGEM DO CORPO
Professor responsável: Vacelon Soares de Alencar
Aluna:
Sandra Mara Machado Anacleto
E-mail: leomar.leo@terra.com.br
6ª aula
Trabalhar questões lúdicas
para desenvolvimento na sala de aula.
A ludicidade para o
conhecimento do corpo.
São
atividades com valor exploratório, pois são realizadas para explorar e
exercitar os movimentos do próprio corpo, seu ritmo, sua cadencia e seu
desembaraço, bem como os efeitos que sua ação pode produzir.
Aprender
a tocar é como aprender a nadar: você tem que treinar
seu corpo para movimentar os
braços
e pernas. Não adianta ler livros sobre o assunto, para aprender a nadar você
tem que se molhar. De maneira similar, é preciso praticar para aprender a tocar
bateria, é preciso "adestrar" os membros. São apenas dois passos para
aprender:
O
processo consiste em "ler" o ritmo, ouvi-lo e movimentar-se para
executá-lo. Tanto faz bater nas pernas, em uma mesa, no volante do carro ou em
uma bateria de verdade; o movimento é o mesmo.
O
que importa é você entender o ritmo, colocar ele na cabeça e coordenar os
membros para bater e pisar na hora certa. Procure
sentir a batida da música, procure sentir o ritmo. Depois de acompanhar o ritmo
com as mãos, tente reparar quais são as batidas fortes e quais são as batidas
fracas.
MÚSICA
À MÃO
Exploração
de ritmos e timbres com as mãos
Palma
inteira da mão direita a encaixar na mão esquerda produzindo som forte.
Palma
inteira da mão direita a bater na mão esquerda, mais côncava e som abafado
Um
(dois, três, quatro dedos) na palma da mão esquerda
Polegar
contra polegar e outros quatro dedos contra os outros quatro da outra mão.
Estalos
com os dedos, alternadamente.
Palma
e costas da mão direita raspando na palma da mão esquerda
Palmas
abertas esfregando-se para a frente e para trás
Palmas
côncavas esfregando-se em círculo
Palmas
côncavas percuntindo em frente da boca com diferentes cavidades bocais.
Dedos
esfregando com mãos fechadas junto ao ouvido, do lado direito e do lado
esquerdo
Palma
com os dedos entrelaçados
Palma
da mão direita raspando o braço esquerdo e vice-versa
Mão
direita na perna direita, mão esquerda na perna esquerda, mão direita nas costas
da mão
esquerda,
mão esquerda na perna esquerda
Mão
direita na perna direita, mão esquerda na perna esquerda, mão direita no peito,
mão
esquerda
na perna esquerda
Mão
direita nas costas da mão esquerda, mão esquerda na perna esquerda. [
Introduzir
variantes
– mesa, estojo ]
Mão
direita na perna direita, mão esquerda na perna esquerda, mão direita na
barriga, mão
esquerda
na barriga [ Introduzir variações
Mãos
abertas esfregando as pernas simultânea ou alternadamente [ Introduzir
variantes ]
Palma
da mão direita esfregando dedos da mão esuqerda (costas da mão), com dedos
juntos e
separados.
MÚSICA
AO PÉ
Juntar
sapateado elementar
Posição:
sentado
Ponta
do pé esquerdo, ponta do pé direito, calcanhar esquerdo, calcanhar do pé
direito,
dividindo
a pulsação.
Metade
do grupo (ou cada um) acompanha a percussão pedal com palmas em forma côncava,
marcando
a pulsação ou o compasso, a tempo ou contratempo.
Pode
companhar-se com bloco de dois sons na pulsação, ou recorrer a outro
instrumento.
Outra
hipótese:
Ponta
o pé esquerdo, calcanhar do pé direito, calcanhar esquerdo, ponta do pé
direito,
dividindo
a pulsação
[
Introduzir variantes, pontos de aumentação
Alternar
ponta esquerda com calcanhar colado ao chão e alternar com lado direito do
sapato
direito,
e marcar pulsação ou compasso com a mão. [ Introduzir variantes ]
Circular
pela sala improvisando com os pés e acompanhando com palmas e outros níveis
corporais
sem perder a pulsação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário