sábado, 19 de outubro de 2013

A ludicidade para o conhecimento do corpo.

FAMOSP - Faculdade Mozarteum de São Paulo
Curso: Licenciatura em Artes Visuais
Disciplina: LINGUAGEM DO CORPO
Professor responsável: Vacelon Soares de Alencar
Aluna: Sandra Mara Machado Anacleto
E-mail: leomar.leo@terra.com.br


6ª aula
Trabalhar questões lúdicas para desenvolvimento na sala de aula.
A ludicidade para o conhecimento do corpo.


São atividades com valor exploratório, pois são realizadas para explorar e exercitar os movimentos do próprio corpo, seu ritmo, sua cadencia e seu desembaraço, bem como os efeitos que sua ação pode produzir.
Aprender a tocar é como aprender a nadar: você tem que treinar seu corpo para movimentar os
braços e pernas. Não adianta ler livros sobre o assunto, para aprender a nadar você tem que se molhar. De maneira similar, é preciso praticar para aprender a tocar bateria, é preciso "adestrar" os membros. São apenas dois passos para aprender:
O processo consiste em "ler" o ritmo, ouvi-lo e movimentar-se para executá-lo. Tanto faz bater nas pernas, em uma mesa, no volante do carro ou em uma bateria de verdade; o movimento é o mesmo.

O que importa é você entender o ritmo, colocar ele na cabeça e coordenar os membros para bater e pisar na hora certa. Procure sentir a batida da música, procure sentir o ritmo. Depois de acompanhar o ritmo com as mãos, tente reparar quais são as batidas fortes e quais são as batidas fracas.

MÚSICA À MÃO
Exploração de ritmos e timbres com as mãos

Palma inteira da mão direita a encaixar na mão esquerda produzindo som forte.
Palma inteira da mão direita a bater na mão esquerda, mais côncava e som abafado
Um (dois, três, quatro dedos) na palma da mão esquerda
Polegar contra polegar e outros quatro dedos contra os outros quatro da outra mão.
Estalos com os dedos, alternadamente.
Palma e costas da mão direita raspando na palma da mão esquerda
Palmas abertas esfregando-se para a frente e para trás
Palmas côncavas esfregando-se em círculo
Palmas côncavas percuntindo em frente da boca com diferentes cavidades bocais.
Dedos esfregando com mãos fechadas junto ao ouvido, do lado direito e do lado esquerdo
Palma com os dedos entrelaçados
Palma da mão direita raspando o braço esquerdo e vice-versa
Mão direita na perna direita, mão esquerda na perna esquerda, mão direita nas costas da mão
esquerda, mão esquerda na perna esquerda
Mão direita na perna direita, mão esquerda na perna esquerda, mão direita no peito, mão
esquerda na perna esquerda
Mão direita nas costas da mão esquerda, mão esquerda na perna esquerda. [ Introduzir
variantes – mesa, estojo ]
Mão direita na perna direita, mão esquerda na perna esquerda, mão direita na barriga, mão
esquerda na barriga [ Introduzir variações
Mãos abertas esfregando as pernas simultânea ou alternadamente [ Introduzir variantes ]
Palma da mão direita esfregando dedos da mão esuqerda (costas da mão), com dedos juntos e
separados.

MÚSICA AO PÉ
Juntar sapateado elementar

Posição: sentado
Ponta do pé esquerdo, ponta do pé direito, calcanhar esquerdo, calcanhar do pé direito,
dividindo a pulsação.
Metade do grupo (ou cada um) acompanha a percussão pedal com palmas em forma côncava,
marcando a pulsação ou o compasso, a tempo ou contratempo.
Pode companhar-se com bloco de dois sons na pulsação, ou recorrer a outro instrumento.

Outra hipótese:
Ponta o pé esquerdo, calcanhar do pé direito, calcanhar esquerdo, ponta do pé direito,
dividindo a pulsação
[ Introduzir variantes, pontos de aumentação

Alternar ponta esquerda com calcanhar colado ao chão e alternar com lado direito do sapato
direito, e marcar pulsação ou compasso com a mão. [ Introduzir variantes ]

Circular pela sala improvisando com os pés e acompanhando com palmas e outros níveis
corporais sem perder a pulsação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário