sábado, 19 de outubro de 2013

A Pluralidade no Ensino da Artes Visuais. Os jogos pedagógicos: brinquedos, brincadeiras e entretenimento. Os jogos cooperativos.

FAMOSP - Faculdade Mozarteum de São Paulo
Curso: Licenciatura em Artes Visuais
Disciplina: Metodologia do Ensino das Artes Visuais
Professor responsável: Vacelon Soares de Alencar
Aluna: Sandra Mara Machado Anacleto
E-mail: leomar.leo@terra.com.br
                endereço blog: sandrammanacleto.blogspot.com.br


8ª aula
A Pluralidade no Ensino da Artes Visuais. Os jogos pedagógicos: brinquedos, brincadeiras e entretenimento. Os jogos cooperativos.
Pesquisar possibilidades de trabalho com jogos.

O uso de jogos e brincadeiras no Ensino de Arte tem como objetivo fazer uso de um facilitador de aprendizagem pois os jogos, brinquedos e brincadeiras são muito importantes no desenvolvimento do aluno.
Portanto o professor precisa compreender e desmistificar o papel de brincar como sendo um simples passa tempo e compreender que são facilitadores da aprendizagem.
Sendo assim diante das novas mudanças que ocorre na era moderna e contemporânea vemos a necessidade da mudança nos objetivo, na utilização desses recursos no processo ensino e aprendizagem.
O jogo e o brincar fazem parte da história do povo desde os tempos remotos pois auxiliam no desenvolvimento cognitivo, físico, afetivo e moral. Portanto o jogo é uma atividade que ocorre desde a infância, e traz agregado a necessidade de equilíbrio com o mundo, pois utiliza de um sistema linguístico no qual esta dentro de um contexto social, que trabalha com sistema de regras.
A brincadeira promove o processo de socialização é uma relação aberta de descobertas do mundo. E o brinquedo por outro lado é a oportunidade que o indivíduo tem desde a infância, para descobrir e experimentar inventar e aprender novas habilidades que estimula a autonomia, autoconfiança, curiosidade, atenção e concentração.
Sendo assim através destas atividades lúdicas é possível desenvolver em ambiente de aprendizagem prazeroso, associado com o esforço espontâneo.
Vemos que o jogo é uma importante atividade que ocorre desde a infância e traz a necessidade de equilíbrio com o mundo, pois utilizam de um sistema linguístico no qual está dentro de um contexto social e trabalha o sistema de regras.A brincadeira por sua vez promove o processo de socialização e oportuniza uma relação aberta de descoberta com o mundo.

O brinquedo é a oportunidade que o indivíduo tem desde a infância, para descobrir e experimentar, inventar e aprender novas habilidades que estimula autonomia, autoconfiança, curiosidade, atenção e concentração. Portanto através destas atividades lúdicas é possível desenvolver um ambiente de aprendizagem prazeroso associado com o esforço espontâneo.

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