FAMOSP
- Faculdade Mozarteum de São Paulo
Curso:
Licenciatura em Artes Visuais
Disciplina: Metodologia do Ensino das Artes Visuais
Professor responsável: Vacelon Soares de Alencar
Aluna:
Sandra Mara Machado Anacleto
E-mail: leomar.leo@terra.com.br
endereço
blog: sandrammanacleto.blogspot.com.br
8ª aula
A Pluralidade no Ensino da
Artes Visuais. Os jogos pedagógicos: brinquedos, brincadeiras e entretenimento.
Os jogos cooperativos.
Pesquisar possibilidades de
trabalho com jogos.
O uso
de jogos e brincadeiras no Ensino de Arte tem como objetivo
fazer uso de um facilitador de aprendizagem pois os jogos, brinquedos e
brincadeiras são muito importantes no desenvolvimento do aluno.
Portanto
o professor precisa compreender e desmistificar o papel de brincar como sendo
um simples passa tempo e compreender que são facilitadores da aprendizagem.
Sendo
assim diante das novas mudanças que ocorre na era moderna e
contemporânea vemos a necessidade da mudança nos objetivo, na utilização
desses recursos no processo ensino e aprendizagem.
O jogo e
o brincar fazem parte da história do povo desde os tempos remotos pois auxiliam
no desenvolvimento cognitivo, físico, afetivo e moral. Portanto o jogo é
uma atividade que ocorre desde a infância, e traz agregado a necessidade de
equilíbrio com o mundo, pois utiliza de um sistema linguístico no qual esta
dentro de um contexto social, que trabalha com sistema de regras.
A
brincadeira promove o processo de socialização é uma relação aberta de
descobertas do mundo. E o brinquedo por outro lado é a oportunidade que o
indivíduo tem desde a infância, para descobrir e experimentar inventar e
aprender novas habilidades que estimula a autonomia, autoconfiança,
curiosidade, atenção e concentração.
Sendo
assim através destas atividades lúdicas é possível desenvolver em ambiente de
aprendizagem prazeroso, associado com o esforço espontâneo.
Vemos que
o jogo é uma importante atividade que ocorre desde a infância e traz a
necessidade de equilíbrio com o mundo, pois utilizam de um sistema linguístico
no qual está dentro de um contexto social e trabalha o sistema de regras.A
brincadeira por sua vez promove o processo de socialização e oportuniza uma
relação aberta de descoberta com o mundo.
O
brinquedo é a oportunidade que o indivíduo tem desde a infância, para descobrir
e experimentar, inventar e aprender novas habilidades que estimula autonomia,
autoconfiança, curiosidade, atenção e concentração. Portanto através destas
atividades lúdicas é possível desenvolver um ambiente de aprendizagem prazeroso
associado com o esforço espontâneo.
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