sábado, 19 de outubro de 2013

A Pedagogia Cultural.

FAMOSP - Faculdade Mozarteum de São Paulo
Curso: Licenciatura em Artes Visuais
Disciplina: Metodologia do Ensino das Artes Visuais
Professor responsável: Vacelon Soares de Alencar
Aluna: Sandra Mara Machado Anacleto
E-mail: leomar.leo@terra.com.br
endereço blog: sandrammanacleto.blogspot.com.br


4ª aula
A Pedagogia Cultural.
Ler o texto: “Na diversidade Cultural, uma docência Artística”, da Prof. Dra. Sandra Mara Corazza. Disponível em http://www.nartsgaleria.com.br/view.php?idc=2&sidc=5

O assunto no qual é abordado por uma professora da rede estadual narrando relatos de uma aluna da escola pública diante de suas experiências. No entanto podemos observar também que nos dias atuais devido à diversidade cultural existente no âmbito escolar, fez da escola um ambiente de varias linguagens e faz com que o Educador hoje ocupe vários discursos.
Portanto ao profissional da Educação tem que tomar posição e praticas educacionais diferenciadas, diante das novas realidades que faz com que exista a necessidade de mudanças referentes ao currículo pedagógico metodológico e sua prática. Então deve haver um olhar diferenciado diante das mudanças culturais, voltada à docência em relação ao fazer artístico.
A pedagogia traz a proposta de cultura como forma social e histórica de existência, ou seja, constituídas por atitudes, ideias e linguagens, sentimentos relações, desejos e proposições morais. Essa pedagogia exerce uma pratica cultural importante que só é possível se exercida por meio de análise de linguagem, diferença, poder, multiplicidade, onde levam em consideração as questões metodológicas e os discursos culturais  e as relações, experiências, gestos e gostos cotidianos.
Sendo assim essa pedagogia torna o currículo mais atento ao discurso cultural e os jogos de linguagem, portanto estabelece o fazer artístico associado à ordem estética, política e ética, utilizando de uma problematização, através do diálogo com as diferenças para superar as desigualdades, pois é justamente ela que inferioriza o ser diferente. Então cabe ao educador, educar respeitando a diversidade, criando horizontes sociais atrelado aos culturais, por meio do ensino e respeito mútuo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário